15.3.11

--> Consulte a programação na íntegra.


Abuso infantil e alienação parental são temas de simpósio com videoconferência ao vivo
15/3/2011

O Departamento de Psiquiatria e Sa
úde Mental da UFF realiza o Simpósio Nacional Abuso Infantil e Síndrome da Alienação Parenteral: da Neurobiologia à Avaliação Médico-Forense no dia 18 de março, das 10h às 12h, no Anfiteatro Professor Aloysio de Paula do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, 2º andar, Centro, Niterói.

O evento se constitui em transmiss
ão de videoconferência ao vivo e reúne pesquisadores, especialistas da área do direito e da saúde, na abordagem do assunto, objeto de legislação recente no Brasil a Lei da Alienação Parental, nº 12.318, de 26 de agosto de 201º, e inúmeras publicações.

Essa legisla
ção prevê medidas e sanções, desde o acompanhamento psicológico até a aplicação de multa, ou mesmo a perda da guarda da criança, quando identificadas ações e comportamentos que afetam de forma negativa as relações entre pais e filhos e que se constituam como ameaça ao desenvolvimento emocional destes, na maioria das vezes praticados por um dos cônjuges.

Podem participar especialmente pesquisadores e estudantes das
áreas de saúde, direito e ciências humanas, e os interessados devem informar nome, idade, telefone para contato, escolaridade ou profissão. Serão fornecidos certificados para os inscritos. As inscrições são gratuitas pelo e-mail eventospsiquiatria@vm.uff.br.

O simp
ósio é coordenado pelo SIG Telepsiquiatria da Faculdade de Medicina da Uerj Rede Rute (Rede Universitária de Telemedicina), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país e que já conta com 160 instituições beneficiadas no Brasil. O objetivo da rede é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar unidades de telemedicina e telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nessa área.

--> Consulte a programação na íntegra.

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário