Informações Gerais


A consulta ao acervo é franqueada ao público em geral.
Os usuários da Biblioteca têm livre acesso aos locais onde se encontram os seguintes tipos de obras: livros, folhetos, obras de referência (códigos, dicionários, enciclopédias, bibliografias etc.), bem como às bases de dados disponibilizadas nos computadores localizados no Salão de Leitura.
Os acervos de teses antigas, obras raras e periódico, são de acesso restrito, podendo ser consultados na biblioteca, por meio de pedido encaminhado ao bibliotecário de referência. Essas obras não serão emprestadas.
A inscrição na Biblioteca é obrigatória a todos os usuários que solicitarem empréstimo de publicações.
Poderão se inscrever na Biblioteca:
O corpo docente, o corpo discente e funcionários da UFRJ, por meio de preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Baixe/Salve o formulário eletrônico, digite as informações diretamente no formulário, salve e envie este arquivo pdf para o e-mail: biblioteca@direito.ufrj.br. Lembramos que, anualmente, este cadastro deverá ser atualizado pelo usuário na BCM.
Clique e acesse a Base
A Biblioteca Carvalho de Mendonça (BCM) que integra o Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - SiBI. Composto por 47 unidades de informação, sendo 44 bibliotecas e 3 arquivos documentais. O SiBI oferece  acesso a um acervo de mais de 3.500.000 itens, através do endereço www.minerva.ufrj.br, do qual nossa Biblioteca participa.

Listamos abaixo as principais informações que precisa saber para utilizar a biblioteca:
  •   A BCM é composta de 4 espaços: 
Salão de Leitura;
Sala de Estudos;
Processamento Técnico;
Sala de Obras Raras / Periódicos.
  • O empréstimo de publicações deverá ser solicitado até às 20:30.

  • Empréstimo de até 3 livros para a graduação e pós-graduação.

  • Para livros do Acervo Geral o prazo de empréstimo é de 7 dias, para a graduação e de 14 dias para a pós-graduação, podendo ser renovado por igual período. Já para os livros do Acervo de Referência (Códigos, Vade Mecum, CLT etc.) o prazo de empréstimo é de 24 horas.
  • O atraso na devolução, acarretará na suspensão do empréstimo de publicações ao usuário, pelo mesmo tempo do atraso aplicado a cada publicação. Conforme  UFRJ / CONSUNI - Resolução nº04/2013.
  • Caso o título que você procura esteja emprestado é possível solicitar a reserva do mesmo. 

  • O exemplar único ou o mais atualizado de cada título, presente na bibliografia básica da disciplina, será exclusivamente de consulta local, ou seja, não poderá sair da biblioteca (neste exemplar haverá uma tarja amarela junto etiqueta de lombada e/ou carimbo no bolso).

  • Não é permitido o empréstimo de publicações para reprografia.


Pensando na melhor utilização da Biblioteca, como um espaço de estudo e geração do conhecimento, o usuário deverá observar as seguintes normas:



Bolsas, Pastas e Mochilas:

Ao entrar no Salão de Leitura as bolsas, pastas e mochilas devem ser guardadas nas estantes localizada à esquerda da porta principal.
A Biblioteca não se responsabiliza por objetos de valor deixados no guarda-volumes.

Bebidas e Alimentos:
Não é permitido o consumo de alimentos no interior da Biblioteca. Alimentos líquidos podem danificar livros e computadores. Os resíduos dos alimentos sólidos atraem insetos, além de deixar o ambiente com aparência de sujo.

Telefone celular:
Deve ser mantido no modo silencioso e utilizado fora da Biblioteca.

Sistema de Segurança do Acervo:
A Biblioteca é monitorada por câmeras de segurança.
Os livros do nosso acervo contam com um sistema de segurança que deve ser desativado, pelo funcionário no balcão de atendimento, no ato do empréstimo.
Caso o alarme seja acionado, favor retornar ao balcão para desativá-lo.