Histórico


Salão de Leitura
Em 18 de abril de 1882, foi criada a Faculdade Livre de Sciencias Jurídicas e Sociaes. Esta faculdade fundiu-se com a Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, em 1920, passando então a denominar-se Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Com a criação da Universidade do Brasil, a faculdade foi incorporada a mesma, passando a se chamar Faculdade Nacional de Direito. 


A história da biblioteca confunde-se com a história da própria faculdade, pois ela foi criada já em 1905, por iniciativa de Arnaldo Guinle, ex-aluno, que doou livros e estante. Foi inaugurada com vários discursos. Deste início incipiente resultaria a biblioteca da Faculdade Livre de Sciencias Jurídicas e Sociaes, que leva o nome de Carvalho de Mendonça, um ilustre civilista. 

A Biblioteca Carvalho de Mendonça possui um acervo expressivo, coletado ao longo destes 110 anos, funcionando como centro das pesquisas realizadas no âmbito da faculdade, atendendo toda sorte de consultas, da graduação e pós-graduação e também ao público externo que, na falta de instrumentos de pesquisa, nos procura para que possamos preencher lacunas e complementar suas pesquisas.