28.11.12

9º CECI – Ciclo de Estudos em Ciência da Informação

   O Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – SiBI/UFRJ realizará nos dias 4 e 5 de dezembro a nona edição do Ciclo de Estudos em Ciência da Informação. O tradicional evento organizado pela primeira vez em 1987, com o propósito inicial de estabelecer um espaço institucional de discussão de temas relacionados à Biblioteconomia e a Ciência da Informação, extrapolou, nas últimas edições, as fronteiras da Universidade, passando a congregar além de profissionais de outras instituições públicas e privadas, também os docentes e estudantes interessados nessa área e no dinâmico caminho que ela vem traçando tanto no nível nacional quanto internacional.
   Em 2012, o CECI homenageia o indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan, por ocasião da conjunção dos 120 anos de seu nascimento e dos 40 anos de sua morte, aproveitando a oportunidade de por em foco a extensa obra desse ícone da Biblioteconomia mundial sob a luz de uma nova era de tecnologias da informação e comunicação. Assim, procurar-se-á identificar e disseminar aquilo que Ranganathan perseguiu de forma obstinada por toda sua vida profissional: as boas práticas em bibliotecas.
   A programação para os dois dias de evento contempla duas conferências de especialistas, três mesas temáticas, uma exposição de banners das bibliotecas da UFRJ, apresentações orais dos quinze trabalhos selecionados por renomada comissão científica e a entrega do prêmio Bastos Tigre, para os destaques em bibliotecas e serviços de informação.

   E a Biblioteca Carvalho de Mendonça da Faculdade Nacional de Direito se fará presente no dia 05 de dezembro com a apresentação do trabalho: As cinco leis de Ranganathan aplicadas na qualidade do atendimento e dos serviços prestados pela BCM visando à satisfação dos usuários. Apresentado pela Bibliotecária Eliane Azevedo Gomes.

   Para mais informações acese: http://www.sibi.ufrj.br/ceci9/

Nenhum comentário:

Postar um comentário