1.10.10

Clique na imagem abaixo:













Este ano a Programação do nosso 7o Congresso de Extensão apresenta algumas modificações. A primeira delas é reunir em Mesas Redondas Temáticas os Programas de Extensão da UFRJ, tratando de compartilhar com um público maior seus resultados e os principais desafios para sua consolidação e ampliação. Os Programas foram reunidos por afinidades em seus eixos temáticos, territoriais ou populacionais.

As demais atividades – apresentações orais em grupos, vídeos, posters, exposições fotográficas e atividades culturais – foram mantidas.

No último dia do Congresso, na sexta-feira dia 8 pela manhã, foi incluída a reunião do Fórum de Extensão – instituído em 2006, com participação dos Coordenadores de Extensão dos Centros, das Unidades, e dos Programas e Projetos. O propósito dessa reunião é apresentar os avanços e resultados do Plano de Ação da Extensão na UFRJ – aprovado em reunião do Fórum de Extensão em 2006, tratando de avaliar e referendar tudo o que se construiu no período 2006-2010. Outro ponto a ser debatido nessa reunião é a Institucionalização da Extensão na UFRJ – seus avanços e seus desafios. Um dos pontos cruciais é a criação do colegiado de extensão na UFRJ. A ideia que estamos propondo para nortear o debate é a da Institucionalização com Mudança, na certeza de que a extensão possui importante compromisso com as mudanças na nossa universidade. Pretendemos retomar a proposta (prevista no Plano de Extensão e no PDI, ambos de 2006) de constituição de um Conselho unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, a exemplo da quase totalidade das Universidades Federais, com Câmaras de Ensino, de Pesquisa e de Extensão. A estratégia é a de que realizemos uma grande mobilização na Universidade, a partir da decisão do Fórum, com vistas ao encaminhamento dessa proposta para o Reitor e para o Conselho Universitário. Como segunda alternativa, na hipótese da não aprovação do Conselho unificado, estaremos encaminhando a criação de um Conselho de Extensão.

Nesse mesmo dia, sexta dia 8, à tarde estaremos realizando a Plenária dos Estudantes envolvidos na extensão, bolsistas ou não. Para esse encontro estamos propondo uma apresentação da evolução do envolvimento dos estudantes de graduação nas atividades de extensão da UFRJ, com destaque para os avanços e para os desafios pendentes. Entre estes se destaca a questão da integralização curricular das atividades dos alunos de graduação em projetos e programas institucionais de extensão – consolidando o caráter acadêmico das ações de extensão, obedecendo ao princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Faremos uma avaliação do PIBEX – principal programa de bolsas de extensão da UFRJ, apresentando os demais programas e projetos que oferecem bolsas para os estudantes, todos com fontes públicas de financiamento. Pretendemos também discutir com os estudantes o futuro imediato da institucionalização da extensão na UFRJ em um colegiado único. Além desses pontos, estará aberta uma pauta a ser proposta pelos próprios estudantes.

Por fim, pretendemos neste Congresso - o último dos 5 congressos da atual gestão da Pró-Reitoria de Extensão - realizar uma ampla avaliação destes cinco anos de atividades, tratando de definir estratégias de consolidação dos avanços obtidos, além de identificar limites e possibilidades para a construção futura de novas propostas, consoantes com uma Extensão Universitária comprometida com uma educação superior de qualidade e com mudanças sociais em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Laura Tavares Ribeiro Soares
Pró-Reitora de Extensão da UFRJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário