“Conforme publicado no site do Plano Nacional do Livro e Leitura, a Fundação Editora da Unesp lançou um programa de publicações de livros originalmente previstos para o formato digital, com acesso gratuito. As obras estão sendo publicadas sob o selo Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site próprio: www.culturaacademica.com.br . Até o momento, são 44 as obras inéditas das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
Na área do Direito está disponível a publicação INTERFACES DO DIREITO AGRÁRIO E DOS DIREITOS HUMANOS E A SEGURANÇA ALIMENTAR da autora Elisabete Maniglia.
O livro trata das conexões entre o direito à alimentação adequada, conhecida também por Segurança Alimentar, o Direito Agrário e os Direitos Humanos. Parte-se do princípio de Justiça Social do Direito Agrário, firmado na ideologia da função social da propriedade, buscando-se estabelecer na atividade agrária, exercida de forma sustentável, o fundamento para se promover a diminuição da fome e da miséria. Considera-se que o direito à alimentação adequada é um direito humano fundamental e que o Estado, em parceria com a sociedade civil, deve promover as diferentes formas de apoio para proporcionar segurança alimentar e nutricional, sob pena de não se constituir em um Estado Democrático de Direito. Aponta-se que alguns países e blocos econômicos fazem desta luta sua meta de assegurar a dignidade dos cidadãos, enquanto outros, como o Brasil, ainda direcionam mecanismos por meio de políticas públicas e legislações recentes para encaminhar o apoio aos que vivem em estado preocupante de insegurança alimentar, causado pela desigualdade social. Trata-se de uma obra de inegável atualidade.”
O livro está disponível no site: www.culturaacademica.com.br
Fonte: http://www.culturaacademica.com.br/titulo_view.asp?ID=51 e www.pnll.gov.br Boletim PNLL n 198 15 a 21/03/2010 15 a 21/03/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário