
30.5.11
Direito achado na rua
25.5.11
Curso: Qualificação no Combate à Criminalidade

Digitais em portas arrombadas. Vestígios de sangue imperceptíveis na mala do automóvel. Bilhetes anônimos com ameaças e exigências. Sinais de abuso sexual em corpos degradados. São essas algumas das evidências que nas mãos dos peritos criminais e outros profissionais da ciência forense podem conduzir a elucidação de diversos tipos de crime. Entretanto, é preciso saber ler e analisar esses indícios, para que ganhem a dimensão de pistas válidas para a investigação policial e transformem-se em provas aceitas diante dos tribunais.
É com o objetivo de tornar as instituições policiais do Estado do Rio de Janeiro mais eficientes para atuarem no combate as atividades criminosas com fundamentos científicos e tecnológicos que pesquisadores e professores da Faculdade de Direito, Instituto de Biologia, Instituto de Química e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Fiocruz), desenvolveram o Curso de Ciências Forenses Aplicadas a Investigação Criminal, em parceria com os peritos criminais e legistas da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
O curso aborda conceitos e aplicações práticas na área pericial e de investigação forense, associadas a fundamentos de medicina legal para atender as atividades profissionais de autoridades policiais e seus agentes das forças de defesa e segurança pública. Reúne conhecimentos das áreas da química, física, biologia e outras disciplinas vinculadas a ciência forense e tem por coordenadores os professores Claudio Cerqueira Lopes (UFRJ), Nelson Massini (UFRJ) e Roger Ancillotti (UCAM).
Na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, será realizada a mesa redonda inaugural, marcada para as 9 horas, na Faculdade de Direito da UFRJ, que fica na rua Moncorvo Filho, 8, Centro. Entre os convidados à mesa estão o Senador Marcelo Crivella, o professor da UFRJ Carlos Lessa, o psiquiatra Forense Talvane de Moraes e o vereador Gilberto Lima.
As aulas regulares do curso, financiado pela Faperj acontecem aos sábados, a partir do dia 28 e são gratuitas.
Mais informações pelos telefones 2562- 7105 ou 9774-3921
Fonte: Fernando Pedro - Assessoria de Imprensa – UFRJ imprensa@reitoria.ufrj.br
23.5.11
Programa de Intercâmbio
Em 2011 acontece a sexta edição do Programa de Intercâmbio, organizado pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça em parceria com a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, por meio do Centro de Estudos. O objetivo é colocar estudantes em contado com o processo de elaboração dos textos de atos normativos pelo Poder Executivo e com a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional.
Neste ano, serão oferecidas 12 vagas para estudantes de Direito e áreas correlatas. Dez vagas serão destinadas a graduandos e duas a pesquisadores de pós-graduação.
Para se candidatar, é necessário enviar uma dissertação sobre o tema “Elaboração Normativa como Política Pública”, a ficha de inscrição e o currículo para o e-mail centroestudos.saj@planalto.gov.br.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho.
Saiba mais em: http://portal.mj.gov.br
19.5.11
1º Seminário de Arbitragem Comercial Internacional
1º Seminário de Arbitragem Comercial Internacional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade Nacional de Direito
23 a 25 de maio de 2011
> Segunda-feira, dia 23/05 às 10:00h e às 18:00h
Tema: “A UFRJ em Viena – a experiência da Vis Moot 2011”
Palestrantes:
Alunos da FND: Divo Cavadas, Eduardo Heffer e Vitor Araújo; e os Professores João Marcelo Assafim, Marcos Vinícius Torres e Francisco Simionato.
> Terça-feira, dia 24/05 e Quarta-feira, dia 25/05 às 10:00 e às 18:00h
Confira a programação afixada na entrada do evento.
Faculdade Nacional de Direito
Salão Nobre, 2º andar
Rua Moncorvo Filho, 08 – Centro-RJ
17.5.11
Mais uma nova Plataforma de Conhecimento
12.5.11
10.5.11
Ministro Gilmar Mendes ministra Aula Inaugural na UFRJ
Nesta segunda-feira, 9 de maio, às 10h, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília (UnB), Gilmar Ferreira Mendes esteve na Faculdade de Direito da UFRJ para proferir a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ.
A conferência foi ministrada no Salão Rui Barbosa e contou com a presença de mais de 450 pessoas, dentre professores e estudantes. O ministro Gilmar Mendes tratou do tema Diálogos Institucionais, abordando as relações entre os poderes e instituições da República, abordando, em particular, o diálogo entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, trazendo diversos exemplos recentes de sua experiência no STF.
O evento, que se inscreve no âmbito das comemorações dos 120 anos da Faculdade Nacional de Direito, marca o importante momento de consolidação do Mestrado em Teorias Jurídicas Contemporâneas, que tem como uma de suas linhas de pesquisa "Teorias da Decisâo e Desenhos Institucionais". O Mestrado abriga o grupo de pesquisa Observatório da Justiça Brasileira e vem desenvolvendo parcerias com o Conselho Nacional de Justiça.
Fonte: COORDCOM/UFRJ dmvi@reitoria.ufrj.br
4.5.11
II Colóquio Internacional de Direitos Humanos FND/UFRJ
II Colóquio Internacional de Direitos Humanos FND/UFRJ
Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ
08 a 10 de Junho de 2011 no Salão Nobre da FND
Seleção de Papers
O Colóquio englobará três atividades simultâneas: conferência, apresentações de trabalhos (papers), e minicursos.
Inscrições para o colóquio: são gratuitas e podem ser feitas até 01 de junho de 2011, online, no site do Laboratório de Direitos Humanos (www.ladih.org).
Prazo de envio de resumos: até 20 de maio de 2011 para o e-mail: papers.dh@gmail.com
Os resumos devem ter como tema geral os direitos humanos e podem ser enviados por estudantes, docentes e pesquisadores.
O remetente deverá identificar o envio do resumo como: “Comunicação ao II Colóquio Internacional de Direitos Humanos FND/UFRJ”, indicando: nome, instituição e breve nota curricular com o máximo de 200 palavras.
Formato: os resumos devem ter entre 400 e 600 palavras, fonte Arial, tamanho 11. Cada trabalho deve incluir entre duas e quatro palavras-chave.
Os resumos devem explicitar claramente os motivos para a escolha do tema e a bibliografia de referência. O conteúdo e a estratégia de apresentação do tema escolhido devem ser apresentados de maneira clara, explícita e consistente. O resumo deverá desenvolver o tema não apenas de forma descritiva, mas como uma reflexão crítica fundamentada através de uma base teórica explicita e pertinente.
Clique em LADIH e acesse o texto completo.